Defesas de TCC e TESE – semana de 24 a 28/05/2021

Defesas de TCC e TESE – semana de 24 a 28/05/2021

Autor(a):

Postado em: 23 de maio de 2021

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Defesa de MESTRADO

 

Título: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE CONTROLE PARA NAVIO SUBATUADO SEGUINDO CAMINHO PREVIAMENTE DEFINIDO”.

 

Candidato: LETÍCIA FONSECA MACHADO

 

Orientador(es):

Prof.:  Paulo de Tarso Themistocles Esperança

Prof.:  Fernando Cesar Lizarralde (co-orientador)

 

Data/horário:   24/05/2021 –  Horário: 14h

 

link para transmissão online: https://meet.google.com/urp-kpnh-icp

 

 

Resumo do trabalho

Na engenharia oceânica, existem diversos problemas onde embarcações devem seguir caminhos previamente definidos, como navegação em canais estreitos, manobras para atracação em portos, lançamento e inspeção de dutos submarinos. Este trabalho de pesquisa desenvolve um sistema de controle de seguimento de caminho para uma embarcação marítima, considerando um modelo de manobras com  graus de liberdade e um sistema subatuado com leme e propulsor.

Foram obtidos resultados de simulações numéricas para diferentes modelos de manobras, considerando três embarcações distintas, além de uma variedade de geometrias para o caminho a ser perseguido. Nessas simulações, foram consideradas as ações de um controlador cinemático e dois controladores dinâmicos diferentes, sendo um Proporcional Integral e o outro com abordagem não-linear, desenvolvido por meio de técnicas de backstepping. Estes resultados demonstraram os bons desempenhos dos sistemas simulados e proporcionaram um melhor entendimento sobre o problema para que, finalmente, o modelo proposto pudesse ser implementado, simulado e seus resultados avaliados.

 

Defesa de MESTRADO

 

Título: OTIMIZAÇÃO DA ESTRUTURA DE UMA TURBINA EÓLICA OFFSHORE COM FUNDAÇÃO DO TIPO MONOPILE

Candidato: Felipe Jorge Alcantara

Orientador(es):

Presidente da Banca: Prof. JEAN DAVID JOB EMMANUEL MARIE CAPRACE, PhD.

Co-Orientador: Prof. Marcelo Igor Lourenço de Souza, D.Sc.

 

Data/horário: 28/05/2021 – 10h

 

link para transmissão online: https://meet.google.com/nex-vpwq-fay

 

Resumo do trabalho

O projeto de uma estrutura de suporte de turbinas eólicas offshore é complexo e requer uma série de otimizações para que se reduza os custos envolvidos na fabricação e transporte de seus componentes. Este trabalho apresenta a otimização da estrutura de suporte da turbina eólica de referência de 5MW do National Renewable Energy Laboratory sob as condições ambientais extremas do parque eólico Belwind II. Um algoritmo genético multi-objetivo é utilizado e os objetivos são minimizar a massa e o tempo de soldagem da torre e fundação. As estruturas são assumidas como não reforçadas e as variáveis de otimização são o seu raio e a espessura da chapa das seções da torre e fundação. Além disso, diferentes juntas de solda de topo são testadas para cada espessura de chapa, buscando-se o menor consumo de material de adição. As restrições de otimização dizem respeito à geometria da torre, tensão de von Mises, resistência à flambagem, ressonância, deslocamento e rotação do topo da torre. Os resultados mostram uma redução de massa de 43,18% e uma diminuição do tempo de soldagem em torno de 57,52%. Além disso, a redução do Levelized Cost of Energy devido à otimização é de 0,61%. Palavras-chaves: Otimização Estrutural, Eólica Offshore, Algoritmo Genético.

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