Defesas de TCC e TESE – semana de 13 a 17/12/2021
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
ESCOLA POLITÉCNICA
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA
Projeto de Graduação
Título do Trabalho:
“Análise do impacto da transição de rigidez flexional de dutos flexíveis na passagem geminada pela roda da torre de lançamento de um PLSV“
Candidata:
Ana Carolina de Lima Ferreira
BANCA EXAMINADORA
Professor Orientador (Presidente da Banca):
Prof. Murilo Augusto Vaz, D.Sc.
Coorientador: Eng. André Ramiro Amorim ,M.Sc.
Membros Convidados:
Prof. Marcelo Caire, D.Sc.
Prof. Carl Horst Albrecht, D.Sc.
Defesa Remota
Data: 14/12/2021
Horário: 16:00H
Link da vídeo chamada: meet.google.com/mwb-znuf-owa
Resumo do Projeto: O presente trabalho tem como objetivo estudar o impacto da aplicação da transição de rigidez à flexão nas análises numéricas da manobra de passagem geminada de tramos pela roda da torre de lançamento de um navio PLSV (Pipelay Support Vessel). Essa operação vem sendo estudada a fim de se ganhar tempo durante a operação de lançamento/recolhimento de dutos flexíveis e melhorar os índices de desempenho da embarcação. As análises foram executadas utilizando o método dos elementos finitos a partir do software Orcaflex versão 10.3 e as informações de transição de rigidez flexional à ré do conector de duas linhas, obtidas de um fabricante.
Palavras-chave: duto flexível, rigidez à flexão, transição de rigidez, passagem geminada, elementos finitos, análise de instalação.
Abstract: The present work aims to study the impact of the application of transitional bending stiffness in the numerical analysis of product twin transfer on the wheel of PLSV (Pipelay Support Vessel) tower. This operation has been studied in order to save time during the flexible pipe laying/recovering operation and to improve vessel’s performance indicators. The analyses were performed using the finite element method in Orcaflex software version 10.3 and the information of bending stiffness transition after the end fitting of two lines, obtained from a manufacturer.
Keywords: flexible pipe, bending stiffness, transition stiffness, product twin transfer, finite elements, installation analysis.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
ESCOLA POLITÉCNICA
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA
Projeto de Graduação
Título do Trabalho:
“OPERAÇÕES DE REFLUTUAÇÃO DE EMBARCAÇÕES“
Candidato:
FÁBIO LACERDA BORDA
BANCA EXAMINADORA
Professora Orientadora (Presidente da Banca):
Prof.ª Marta Cecilia Tapia Reyes, D.Sc.
Membros Convidados:
Prof. Severino Fonseca da Silva, D.Sc.
Isaias Quaresma Masetti, D.Sc.
Eng. Wagner Rodrigues
Defesa Remota
Data: 15/12/2021
Horário: 10:00H
Link da vídeo chamada:
https://us02web.zoom.us/j/84499994697?pwd=Wm1LWHU3cUZJRzJsY25sbkpXTU0zUT09
Meeting ID: 844 9999 4697
Passcode: 351829
Resumo do Projeto:
Apesar dos avanços da Organização Marítima Internacional (IMO) em relação à segurança dos navios, que ajudaram a melhorar a redução dos registros de acidentes na indústria naval nas últimas décadas, acidentes ainda ocorrem. Quando ocorre um acidente que requer salvamento, a parte responsável geralmente será as seguradoras de casco e máquinas no caso de salvamento ou o clube de P&I dos armadores se a remoção de destroços estiver envolvida. No último caso, o P&I geralmente nomeará um Representante (SCR) ou Consultor, dependendo da forma de contrato. Os engenheiros navais são frequentemente nomeados consultores ou fornecem o conselho técnico necessário para desafiar ou verificar a metodologia de um salvador. Frequentemente, um consultor é solicitado a gerenciar ou auxiliar no processo de licitação para remoção de destroços, e é essencial que o conhecimento necessário esteja prontamente disponível para desenvolver técnicas ou revisar propostas para reflutuar ou remover o navio afundado ou encalhado. Este trabalho de conclusão de curso visa estabelecer os requisitos essenciais que um engenheiro naval deve considerar ao atuar como consultor. Desta forma, o trabalho descreve a indústria de salvamento, comenta os aspectos legais e contratuais e os desafios técnicos para o século 21 para a reflutuação de navios. Por fim, o trabalho compara as principais metodologias de salvamento e remoção de destroços.
Palavras-chave: Reflutuação, Salvamento, Remoção de Destroços, Acidentes, Encalhe.
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Defesa de Dissertação
Alexander Kataoka Ishikawa
Título: “SOBRE MECANISMOS DE RESSUSPENSÃO DE PARTÍCULAS EM MODELOS DE TRANSPORTE LAGRANGEANO”.
Orientadores:
Prof. Paulo Cesar Collona Rosman (PENO/COPPE/UFRJ)
Data: 17/12/2021 – Horário: 10:00
Link da videochamada: https://meet.google.com/rts-mrnz-vbh
Ou disque: (US) +1 316-512-3184 PIN: 405 677 937#
Composição da Banca:
Prof.: Paulo Cesar Collona Rosman (Orientador) – PENO/COPPE/UFRJ
Prof.: Marcos Nicolás Gallo – PENO/COPPE/UFRJ
Prof.: Afonso Augusto Magalhães de Araújo – DRHIMA/POLI/UFRJ
Prof.: Rodrigo Amado Garcia Silva – UFF