Defesas de TCC e TESE – semana de 11 a 15/10/2021
Defesa de TCC da semana de 11 a 15/10/2021
Título: APLICAÇÃO DE ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO (APR) PARA ELABORAÇÃO DO BOWTIE DA INTERRUPÇÃO NÃO PLANEJADA DO EMBARQUE DE MINÉRIO EM TERMINAL PORTUÁRIO
Candidato: ANGELO VIEIRA BOTELHO
Orientador(es):
Presidente da Banca: Profª. Marta Cecília Tapia Reyes, D. SC
DENO/POLI/UFRJ.
Data/horário: 11/10/2021 – 17 horas
Link de acesso:
https://us02web.zoom.us/j/84960119407?pwd=YUFCSzdnMTl6V0k2YjRHMFRJd0RLZz09
Resumo do Trabalho:
Possuindo uma das maiores reservas de minério de ferro do mundo, o Brasil se destaca como um dos principais exportadores dessa commodity, o que torna esse mercado um contribuinte de destaque no PIB do país. A logística de exportação acontece principalmente através da composição de modais ferroviários e marítimos, sendo os terminais portuários os agentes de integração que promovem o embarque do minério. Por conta de demandas logísticas, no Brasil, o embarque de minério está concentrado em poucos terminais portuários, o que evidencia a necessidade de se manter um contínuo processo de gerenciamento de risco focado na operação e assim, prevenir interrupções na atividade. Nesse sentido, será apresentado neste trabalho uma análise preliminar dos riscos da operação de embarque de minério no Terminal Portuário da Ilha Guaíba (TIG), que podem ser associados a uma interrupção não planejada da operação de embarque e por fim, será apresentado um bowtie, fruto das análises realizadas, cujo evento central é a interrupção não planejada da operação de embarque de minério no TIG.
Palavras-chave: Análise Preliminar de Risco, APR, Segurança de processo, Terminal Portuário de Minério, Terminal da Ilha Guaíba.
ABSTRACT:
With one of the largest iron ore reserves in the world, Brazil stands out as one of the main exporters of this commodity, which makes this market a prominent contributor to the country’s GDP. Export logistics are carried out through the composition of rail and maritime modes, with the port terminals being the integration agents that promote the shipment of the ore. Due to logistical demands, in Brazil, the shipment of ore is concentrated in a few port terminals, which highlights the need to maintain a continuous risk management process focused on the shipment operation and thus prevent interruptions in the activity. Thus, a preliminary hazard analysis of the ore loading operation at the Guaíba Island Port Terminal (TIG) will be presented, which may be associated with an unplanned interruption of the loading operation and, finally, a bowtie will be presented, resulting from the analysis performed, whose central event is the unplanned interruption of the ore shipment operation at the TIG.
Keywords: Preliminary Hazard Analysis ,PHA, Process safety, Ore Port Terminal, Guaíba Island Port Terminal.
Projeto de Graduação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
ESCOLA POLITÉCNICA
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA
Título do Trabalho:
ANÁLISE DINÂMICA ACOPLADA E AVALIAÇÃO ESTRUTURAL DOS TENDÕES DE UMA PLATAFORMA TLP EM ÁGUAS PROFUNDAS
Candidato:
George Luiz Honorato Pereira
BANCA EXAMINADORA
Professor Orientador (Presidente da Banca):Prof. Marcelo Caire, D.Sc.
Membros Convidados:
Prof. Carl Horst Albrecht, D.Sc.
Prof. Joel Sena Sales Júnior; D.Sc.
Defesa Remota
Data: 14/10/2021
Horário: 09:00 até 11:00
Link da videochamada: https://meet.google.com/tgw-yvvw-fmo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
ESCOLA POLITÉCNICA
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA
Projeto de Graduação
Título do Trabalho:
UMA ANÁLISE SOBRE O USO DA AMÔNIA COMO UM POTENCIAL SUBSTITUTO AO BUNKER EM EMBARCAÇÕES MARÍTIMAS
Candidato:
FRANKLIN SANDINO MACHADO BEZERRA
BANCA EXAMINADORA
Professor Orientador (Presidente da Banca):
Prof Luiz Felipe Assis, DSc.
Membros Convidados:
Prof. Jean-David Caprace PhD.
Prof. Luiz Antonio Vaz Pinto; DSc.
Defesa Remota
Data: 14/10/2021
Horário: 13:00
Link de acesso: meet.google.com/jpr-xbod-hsr
Defesa de TCC
Título: Avaliação da Aplicação do Método S-lay Reverso no Descomissionamento de Dutos Rígidos com Defeitos de Corrosão
Candidato: Felipe Barreto Quidet Muniz
Orientador(es):
Presidente da Banca: Marcelo Igor Lourenço de Souza, DSc.
DENO/POLI/UFRJ.
Data/horário: 14/10/2021 –15:00
Link da vídeo chamada: https://meet.google.com/vpp-nwey-chk
Resumo do Projeto:
Dutos, assim como qualquer outro equipamento submarino, após o fim da sua vida útil deve passar pelo processo de descomissionamento, em que devem ser feitas intervenções para garantir que não ocorra risco à vida humana ou ao meio ambiente. Historicamente a prática do abandono dos dutos, principalmente em águas profundas é muito comum, pela inviabilidade técnica da remoção segura, devida a dificuldade de acompanhamento da integralidade do duto ao longo da sua vida operacional. Esse trabalho pretende fazer uma análise da viabilidade da remoção de dutos pelo método de Slay reverso. Para isso, análises estruturais são realizadas globalmente pelo software Orcaflex, considerando diferentes carregamentos ambientais e, em seguida, comparada com análises locais em elementos finitos (Abaqus) considerando diferentes tipos de defeitos corrosivos. Os resultados são avaliados segundo normas da sociedade classificadora, apresentando as conclusões dos resultados obtidos e sugeridas possíveis mitigações.
Palavras-Chave: Descomissionamento, Pipeline, S-lay reverso, Recolhimento, Engenharia Submarina.
Abstract:
Pipelines, as well as any other subsea equipment, after the end of your operating life shall be descomissioned, in which interventions must be made to guarantee the safety for human life and the environment. Historcally the pipeline abondnment pratice, mainly in deep waters, is very commum, due to the unfeseability of safe recovery owing to the lack of pipeline integrality data throughout the operational life. This work intends to analyse the feasibility of pipeline recovery by reverse S-lay method. Thereunto structural global analysis are performed using the Orcaflex software, considering severeal environmental loads and, then, compared with local analysis on finite elements model (Abaqus) considering several corrosives effects. The results are evaluated following the standards from Classification Societies, showing conclusions from obtained results and possible mitigations are suggested.
Key-Words: Decomissioning, Pipeline, Reverse S-lay, Recovery, Subsea Engineering.
Defesa de: Doutorado
Candidato: BINGQI LIU
Título: “ON THE PERFORMANCE OF MULTI-STABLE WAVE ENERGY CONVERTER”
Orientador(es):
Prof.: Segen Farid Estefen
(Orientador e presidente da Banca – PENO/COPPE/UFRJ)
– Prof.: Carlos Antonio Levi da Conceição
(Orientador – PENO/COPPE/UFRJ)
Data/horário: 15/10/2021 – Horário: 10:00
Link da videochamada:
Google Meet joining info
Video call link: https://meet.google.com/xqj-rkza-wvp
Or dial: (BR) +55 11 4560-4395 PIN: 296 972 632#
More phone numbers: https://tel.meet/xqj-rkza-wvp?pin=5856142379587
RESUMO
The thesis investigated the performance of the multi-stable wave energy converter (WEC). First, the static analysis of the two-spring/three-spring/four-spring coupled WEC found that these WECs have mono-/bi-/tri-/quad-stable modes under specific spring parameters. Then, the dynamic analysis of bi-/tri-/quad-stable WECs is conducted, and the performance of these WECs is evaluated mainly from three aspects: the efficiency, the frequency bandwidth and the device robustness.
Compared with the bi-stable mode generated by two-spring coupled WEC (conventional bi-stable WEC or CB-WEC), it is found that part of the bi-stable mode generated by three-spring/four-spring coupled WEC (improved bi-stable WEC or IB-WEC) has higher efficiency, wider frequency bandwidth and stronger robustness against the PTO damping detuning and sea state changes. Furthermore, a tri-stable WEC (Tri-WEC) and a quad-stable WEC (Quad-WEC) are selected and compared with IB-WEC in a similar routine. Results show that Tri-WEC and Quad-WEC can achieve higher efficiency than IB-WEC, especially under ultra-low-energy sea states. Moreover, their robustness against PTO damping detuning and sea state changes is also more substantial than IB-WEC.
Finally, the four-spring coupled WEC (FS-WEC) performance is assessed at a specific sea site. The power output performance comparison with linear WEC (LN-WEC) shows that the well-tuned FS-WEC has higher energy production and smoother power output flow. The study also shows that the robustness of the FS-WEC against spring parameter changes increases as wave energy level increases.