Defesas de TCC e TESE – julho/2022
Defesa de TCC
Título do Trabalho:
“AVALIAÇÃO DO SOLECAMENTO DO SISTEMA DE ANCORAGEM DE FPSO DERIVADO DO ESTIRAMENTO DOS SEGMENTOS DE POLIÉSTER”
Candidato:
Walace Barbosa Vieira
BANCA EXAMINADORA:
Professor Orientador (Presidente da Banca): Prof. Joel Sena Sales, D.Sc.
Membros Convidados:
Prof. Antônio Carlos Fernandes, D.Sc.
Prof. Carl Horst Albrecht, D.Sc.
Eng. Gustavo Massaki Karuka, D.Sc.
Defesa Presencial
Local: Auditório do Bloco C do CT – 2o andar, sala 207 – Centro de Tecnologia – Ilha do Fundão– Rio de janeiro – RJ
Data: 29/07/2022 Horário: 09 horas
Defesa de TCC
Título do Trabalho:
“UM MODELO DE OTIMIZAÇÃO PROBABILÍSTICA DE VELOCIDADE DE NAVIOS“
Candidato:
Pedro Luiz Gonzalez da Silva
BANCA EXAMINADORA:
Professor Orientador (Presidente da Banca): Profª. Raad Yahya Qassim, Ph.D.
Membros Convidados:
Prof. Luiz Antonio Vaz Pinto, D.Sc.
Prof. Ulisses A. Monteiro, D.Sc.
Link da defesa remota: https://meet.google.com/sgn-fpbb-wyp
Data: 29/07/2022 Horário: 08h30min
Defesa de TCC
Título do Trabalho:
“DECARBONISATION AND PREPARATION OF CMA CGM’S FLEET
FOR THE ONCOMING IMO ENVIRONMENTAL REQUIREMENTS”
Candidato:
Fernando Alonso Rocha Leão
BANCA EXAMINADORA:
Professor Orientador (Presidente da Banca): Prof. Alexandre Teixeira de Pinho Alho, D.Sc.
Link da defesa remota: https://meet.google.com/fne-uoba-abp
Data: 22/07/2022 Horário: 10 horas
Resumo do Projeto:
O trabalho em questão busca, em primeiro lugar, apresentar o caminho verde traçado pelo a
IMO até o começo da adoção de sua estratégia inicial para o combate aos gases do efeito estufa.
Em seguida, apresentar os novos critérios ambientais que devem entrar em vigor em 2023,
dando ênfase ao critério que será aprofundado durante essa tese, o Indicador da Intensidade de
Carbono (CII), mostrando, também, o estado da frota de navios da CMA CGM em relação a ele.
Após essa introdução, uma visão geral dos retrofits que podem ser incorporados na frota de
navios será detalhada. Finalmente, um caso de estudo em um pequeno porta container será
realizado, no qual soluções especificas para melhorar a performance e a operação do mesmo
serão apresentadas.
Palavras chave: Decarbonisação, Navio portacontainer, CII, EEXI, EEDI, SEEMP, Retrofit.
Abstract:
The work in question seeks, in the first place, to present the green path followed by the IMO
until the beginning of the adoption of its initial strategy to combat greenhouse gases (GHG Initial
Strategy). Then, to present the new environmental criteria that are expected to come into force
in 2023, giving emphasis to the criterion that will be further developed during this thesis, the
Carbon Intensity Indicator (CII), as well as showing the state of CMA CGM’s fleet in relation to it.
After this introduction, an overview of the retrofits that can be incorporated in the fleet will be
detailed. Finally, a case study on a small containership will be carried out, in which specific
solutions to improve the performance and operation of this vessel will be presented.
Keywords: Decarbonisation, Containership, CII, EEXI, EEDI, SEEMP, Retrofit.
Defesa de TCC
Título do Trabalho:
“EMISSÃO ZERO DE CARBONO EM EMBARCAÇÕES – DESAFIOS, ALTERNATIVAS E NOVAS TECNOLOGIAS”
Candidato:
Mário de Luna Barbosa
BANCA EXAMINADORA:
Professor Orientador (Presidente da Banca): Prof. Alexandre Teixeira de Pinho Alho, D.Sc.
Membros Convidados:
Prof. Luiz Antônio Vaz Pinto, D. Sc.
Prof. Joel Sena Sales Junior, D. Sc.
Defesa Presencial
Data: 21/07/2022 Horário: 14h30min
Defesa de TCC
Título do Trabalho:
“UMA METODOLOGIA DE ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS PARA A REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE CO2 POR NAVIOS”
Candidata:
Renata de Assis Nunes Borher
BANCA EXAMINADORA:
Professor Orientador (Presidente da Banca): Prof. Alexandre Teixeira de Pinho Alho, D.Sc.
Membros Convidados:
Prof. Luiz Felipe Assis, D.Sc.
Prof. Jean-David J. E. M. Caprace, D.Sc
Defesa Remota
Data: 08/07/2022 Horário: 09 horas
Link da Defesa: https://meet.google.com/qjo-uxks-utb
Defesa de TCC
Título:
“INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DA ALTURA DO CENTRO DE GRAVIDADE, DEVIDO AO EFEITO DE SUPERFÍCIE LIVRE, NA DINÂMICA DO NAVIO.”
Candidata:
Sabrina de Abreu
Orientador(es):
Presidente da Banca: Prof. Paulo de Tarso Themistocles Esperança, D.Sc.
Coorientador: Claudio Alexis Rodríguez Castillo, D.Sc.
Data/horário: 08/07/2022 – 16:00
Link da defesa remota: https://meet.google.com/vrn-wdny-vog
Resumo do Projeto:
Este trabalho apresenta duas diferentes abordagens para análise dinâmica de uma embarcação com tanques parcialmente preenchidos. A primeira, considera uma elevação virtual da altura do centro de gravidade, chamada de efeito de superfície livre. A segunda, em contraposição, não considera a correção pelo efeito de superfície livre e trata a água nos tanques como causadora de sloshing, modificando os movimentos do navio.
Utilizando o software WAMIT como fonte de resultados para um modelo hipotético de FPSO com 5 tanques internos centrais parcialmente cheios, a variação do KG é calculada como é feito usualmente na análise de estabilidade inicial de navios, ou seja, a partir do cálculo dos momentos de superfície livre. Com o KG corrigido pelo efeito de superfície livre, o modelo é analisado no WAMIT, obtendo resultados do comportamento dinâmico da embarcação sob uma condição de mar fixada.
A partir disso, o estudo evolui tratando a água nos tanques como causadora de sloshing, o que impacta diretamente o comportamento do navio no mar, devido à pressão atuante nos tanques e ação das ondas incidentes no casco. Por fim, é feita a comparação entre essas duas formas de avaliar a dinâmica do navio.
Palavras-Chave: Tanques Parcialmente Preenchidos; Variação do KG; Efeito de Superfície Livre; Sloshing; Dinâmica no navio.
Abstract:
This work presents two different approaches to analyse the dynamic of the ship with partly filled tanks. The first one, consider a virtual lifting of the center gravity, called free surface correction. The second one, in opposition, doesn’t consider the correction of the center gravity by the free surface correction and treat the water in the tanks as sloshing, which changes the movements of the ship.
By using the software WAMIT as a source of results to a hypothetical FPSO model with 5 center tanks partly filled, the KG variation is calculated as usually studies about initial stability, in other words, calculating the free surface moments. The corrected KG by the free surface correction is used to input on WAMIT a condition, obtaining results about the dynamic behavior of the FPSO, under a fixed sea condition.
Then, the study develops treating the water in the tanks as sloshing, which directly impact the behavior of the FPSO at the sea, due to the pressure acting on the tanks and the action of incident waves on the hull. Finally, a comparison is made between these two ways of evaluating the ship dynamics.
Keywords: Partially Filled Tank; KG Variation; Free Surface Correction; Sloshing; Ship Dynamics.