11º Seminário Internacional de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior

11º Seminário Internacional de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior
Seminário

Autor(a): Jean-David Caprace

Postado em: 20 de julho de 2020

Compartilhar

Considerado um dos mais importantes seminários sobre navegação interior da América Latina, o Hidroviário ocorre desde 1999 a cada dois anos. Sendo, desta vez, realizado na cidade de Brasília, no edifício sede do DNIT, nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2019.

O principal objetivo do Hidroviário é fomentar a disseminação de pesquisas e estudos tecnológicos para o desenvolvimento de um sistema eficiente e seguro de transporte hidroviário de cargas e de passageiros no país. Para isso, o evento foi organizado em duas partes: a primeira delas foi destinada a discutir estratégias para as hidrovias brasileiras; e na segunda, mais técnica, as pessoas apresentaram seus artigos. Foram expostos 08 painéis e 12 sessões com a apresentação de mais de 60 artigos técnicos, que serão publicados no Proceedings Online do evento com indexação DOI. As apresentações estão disponíveis na página web do evento.

Com visibilidade internacional, o evento contou com representantes do Reino Unido (apoio do Consulado Britânico), Estados Unidos, Canadá, Japão, Holanda, Bélgica, Espanha, Chile, Paraguai, Argentina e Equador. Além disso, também contou com colaborações técnicas de 13 empresas: Wartsila, Kongsberg, ABB, Thortech, Radiomar, Navalex, Radio Holland, Estaleiro EASA e o Consulado Britânico DIT (Marine Data, Cummins, Port Consultants, Avonwood, Griffon Hoverwork). Foram mais de 250 congressistas durante os 3 dias do evento e com a retransmissão ao vivo do auditório, foram alcançadas mais de 1.100 pessoas. Os vídeos podem ser acessados por meio do link SOBENA TV.

Os seguintes temas técnicos de grande importância para o aprimoramento de nossas vias navegáveis foram discutidos durante o evento:

  • Futuro da cabotagem no Brasil e possíveis novos usos do Fundo da Marinha Mercante;
  • As ações tomadas para aperfeiçoar a infraestrutura das hidrovias no Brasil (DNIT);
  • Novas metodologias para classificar as hidrovias da América do Sul, em parceria com ECLAC/CEPAL, PIANC, ANTAQ e o DNIT;
  • Desafios e futuro da navegação no arco norte do Rio Amazonas;
  • Planejamento e gestão de hidrovias; e
  • Segurança da navegação.

A SOBENA agradece aos patrocinadores WARTSILA (ouro), KONGSBERG (prata), Lloyd’s Register, Estaleiro Rio Maguari, Schottel, ABB e Sotreq (bronze); agradece também pelo apoio da ANTAQ, FENAVEGA, COPPE, Portos e Navios, DIT/UK e alunos da Universidade do Distrito Federal; assim como ao DNIT pela parceria na organização do evento.

Notícias
Relacionadas

DIPLOMA MARINHA DO BRASIL
Missão DIPLOMA MARINHA DO BRASIL Leia mais
ALTERAÇÃO NO REGIMENTO INTERNO
Atualidade ALTERAÇÃO NO REGIMENTO INTERNO Leia mais

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de notícias do setor Naval, informações sobre nossos eventos e como ser nosso patrocinador.

Esperar

Você se inscreveu com sucesso!