11º Seminário Internacional de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior

11º Seminário Internacional de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior
Seminário

Autor(a): Jean-David Caprace

Postado em: 20 de julho de 2020

Compartilhar

Considerado um dos mais importantes seminários sobre navegação interior da América Latina, o Hidroviário ocorre desde 1999 a cada dois anos. Sendo, desta vez, realizado na cidade de Brasília, no edifício sede do DNIT, nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2019.

O principal objetivo do Hidroviário é fomentar a disseminação de pesquisas e estudos tecnológicos para o desenvolvimento de um sistema eficiente e seguro de transporte hidroviário de cargas e de passageiros no país. Para isso, o evento foi organizado em duas partes: a primeira delas foi destinada a discutir estratégias para as hidrovias brasileiras; e na segunda, mais técnica, as pessoas apresentaram seus artigos. Foram expostos 08 painéis e 12 sessões com a apresentação de mais de 60 artigos técnicos, que serão publicados no Proceedings Online do evento com indexação DOI. As apresentações estão disponíveis na página web do evento.

Com visibilidade internacional, o evento contou com representantes do Reino Unido (apoio do Consulado Britânico), Estados Unidos, Canadá, Japão, Holanda, Bélgica, Espanha, Chile, Paraguai, Argentina e Equador. Além disso, também contou com colaborações técnicas de 13 empresas: Wartsila, Kongsberg, ABB, Thortech, Radiomar, Navalex, Radio Holland, Estaleiro EASA e o Consulado Britânico DIT (Marine Data, Cummins, Port Consultants, Avonwood, Griffon Hoverwork). Foram mais de 250 congressistas durante os 3 dias do evento e com a retransmissão ao vivo do auditório, foram alcançadas mais de 1.100 pessoas. Os vídeos podem ser acessados por meio do link SOBENA TV.

Os seguintes temas técnicos de grande importância para o aprimoramento de nossas vias navegáveis foram discutidos durante o evento:

  • Futuro da cabotagem no Brasil e possíveis novos usos do Fundo da Marinha Mercante;
  • As ações tomadas para aperfeiçoar a infraestrutura das hidrovias no Brasil (DNIT);
  • Novas metodologias para classificar as hidrovias da América do Sul, em parceria com ECLAC/CEPAL, PIANC, ANTAQ e o DNIT;
  • Desafios e futuro da navegação no arco norte do Rio Amazonas;
  • Planejamento e gestão de hidrovias; e
  • Segurança da navegação.

A SOBENA agradece aos patrocinadores WARTSILA (ouro), KONGSBERG (prata), Lloyd’s Register, Estaleiro Rio Maguari, Schottel, ABB e Sotreq (bronze); agradece também pelo apoio da ANTAQ, FENAVEGA, COPPE, Portos e Navios, DIT/UK e alunos da Universidade do Distrito Federal; assim como ao DNIT pela parceria na organização do evento.

Notícias
Relacionadas

Defesas de TCC e TESE – semana 14 a 18/06/2021
Atualidade Defesas de TCC e TESE – semana 14 a 18/06/2021 Leia mais
PL sobre a Br do Mar
Atualidade PL sobre a Br do Mar Leia mais