Inscreva-se
Compartilhar
Data

01 de dezembro de 2020 à

01 de dezembro de 2020

Local

Online

Horário

19 horas

Foils – Aplicações na Náutica

A UFSC Joinville e a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena) promovem no próximo dia 1º de dezembro, terça-feira, às 19h, uma mesa redonda on-line e gratuita com o tema “Foils: aplicações na náutica”.

Os foils (um tipo de hidrofólio) tem sido usados na navegação há muitos anos, em diferentes tamanhos e estilos de barcos. Esta tecnologia permite às embarcações alcançarem velocidades mais altas ao retirar completamente o casco da água para que a resistência ao atrito diminua consideravelmente. Os foils funcionam como pequenas asas que produzem um impulso forte como nas asas de aviões e que literalmente puxam o casco para fora da água.

Para falar sobre o tema, a mesa redonda reunirá pesquisadores e profissionais das áreas de engenharia naval e náutica e engenharia aeronáutica:

Nuno Nascimento Marques: Engenheiro Naval formando na Universidade de São Paulo (USP), atuou como vistoriador da Lloyd’s Register, DNV e ABS por 29 anos, foi coordenador de engenharia da Fast Yacths por 2 anos. Foi Professor de Arquitetura Naval na Univali. Nuno é também um velejador campeão em diversas classes.

Thiago Pontin Tancredi: Formado com honras em Engenharia Naval e Oceânica pela USP, possui doutorado em Engenharia Mecânica na École Centrale de Nantes (França). É doutor também em Engenharia Naval e Oceânica pela USP. Foi professor no curso de Engenharia Naval da USP e atualmente leciona no Curso de Engenharia Naval da UFSC.

Ricardo Rinaldi: Engenheiro Naval, com formação na Universidade de Buenos Aires (Argentina) e na USP. É Mestre em Administração de Negócios, também pela Universidade de Buenos Aires e CEO da Rinaldi Yacht Design.

Rafael Gigena Cuenca: Engenheiro Aeronáutico pela USP, Doutor em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). Atualmente é Professor e Coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial da UFSC.

O evento é organizado pelo Professor da UFSC Joinville Ricardo Aurélio Quinhões Pinto, membro do Comitê de Náutica e Pequenas Embarcações da SOBENA.

A mediação ficará por conta de Jean-David Caprace, Professor e chefe do Programa de Engenharia Oceânica da UFRJ e Diretor Técnico da SOBENA.

O espectadores poderão enviar perguntas aos participantes da mesa redonda no chat da transmissão.