A Sociedade Brasileira de Engenharia Naval – SOBENA, é uma sociedade civil sem fins econômicos, fundada no Rio de Janeiro em 15 de março de 1962, congregando engenheiros e pessoas físicas ou jurídicas e instituições relacionadas com a engenharia naval brasileira. De acordo com os seus estatutos, a SOBENA tem como objetivos principais:

  • Empenhar-se na melhoria do transporte aquaviário em geral, promovendo e incentivando todas e quaisquer iniciativas visando este fim.
  • Empenhar-se na melhoria da tecnologia da construção naval em todos os seus setores e ramificações, bem como das atividades correlatas ou subsidiárias.

A SOBENA foi declarada de utilidade pública pelo decreto federal nº 97.589, de 22 de março de 1989 e de utilidade pública municipal pelo decreto da lei nº 120 de 20 de Setembro de 1979 em 27 de Outubro de 1999.

Com apenas 7 meses de existência, em outubro de 1962, a SOBENA teve a ousadia de organizar, no Rio de Janeiro, a II Semana de Estudos sobre Transportes Marítimos e Construção Naval, evento que foi um grande sucesso, o embrião de seu Congresso bianual.

Ao passar dos anos a SOBENA vem realizando atividades e eventos como: Comitês Técnicos, Workshops, Eventos Comemorativos, Congressos e Seminários.

Nos últimos anos a frequência desses eventos tem aumentado, sendo que no ano de 2018 foram 6 eventos, proporcionando a disseminação do conhecimento técnico e propiciando o debate sobre temas de interesse de seus associados e engenheiros navais de forma geral.

Downloads

Estatuto Social Regimento Interno